sábado, 16 de agosto de 2008

A literatura, eu e a KILOMÉTRICA


Amanhã, finalmente, eu vou à Bienal do Livro, que acontece em São Paulo, no Centro de exposições Anhembi, até o dia 24 de agosto.

Minha PAIXÃO pela literatura começou muito cedo. Quando eu era criança e ainda não sabia ler, ficava extremamente incomodada ao ver outras crianças lendo. Não sei se era a vontade desesperadora de decifrar o maravilhoso mundo das palavras ou o meu lado competitivo já em ação.

Eu passava pelo centro da cidade onde morava, na época Americana, e ficava encantada com a quantidade de letras nas lojas, sacolas, folhetos, roupas, carros, legendas na televisão e cartazes de promoção.

Passava horas imaginando o que poderiam ser aquelas letras e os seus significados. Muitas vezes eu cheguei a criar significados para elas.

Quando comecei a estudar e descobrir as primeiras palavras, eu me sentia a criança mais feliz do mundo. Ao ler o primeiro livro sozinha (não recordo o título exato do livro, mas era a história de uma centopéia), eu chorava e ria ao mesmo tempo e é claro que contei, cheia de orgulho, para todas as pessoas que eu conhecia (já era uma profissional de marketing sem saber...hehehehe).

Algum tempo depois, a professora pediu para decorarmos uma "palavra grande" para escrevermos na lousa na semana seguinte. A palavra seria copiada por todos os coleguinhas da classe. Assim, a gente aprenderia muitas palavras novas na semana (muito criativa essa professora).

Não sei como, mas a palavra escolhida por mim foi KILOMÉTRICA. Acho que foi uma homenagem à minha primeia caneta (tem mulher que não esquece o primeiro sutiã. Eu não esqueci a minha primeira caneta). Passei a semana toda treinando a grafia dessa palavra para não errar na hora. No dia combinado pela professora eu mal conseguia prestar atenção às palavras das outras crianças, de tão ansiosa que estava.

Quando chegou a minha vez, fui à lousa e escrevi KILOMÉTRICA com a letra bem caprichada e grande, para que todos vissem a MINHA PALAVRA!

Hoje, percebo que KILOMÉTRICA é a minha vontade de aprender, descobrir fatos, coisas, pessoas, lugares, livros, músicas, filmes e o quanto a vida é cheia de possibilidades.

KILOMÉTRICA também é a nossa capacidade de superar os obstáculos, independente de quantos apareçam nas nossas vidas. Parece até um jogo de última geração, quanto mais obstáculos a gente supera, mais pontos ganha da vida.

Um comentário:

Alessandra Fraga disse...

Simplesmente lindo, este texto!
AMEI de PAIXÃO.

Saudades kilometricas de você.
Beijo